8 de jan. de 2014

Arquitetura e urbanismo ♥

Oii meninas, o post de hoje vai ser sobre uma das duas faculdades que eu tanto quero ;) Então pra quem também gosta de arquitetura e urbanismo, vem conhecer mais ! 




É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.É a arte de projetar e organizar espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. O arquiteto projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Como urbanista, planeja o crescimento de cidades e bairros. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos.


Sem dúvida, os próximos grandes eventos esportivos que o Brasil sediará - a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 - movimentam o mercado de trabalho no setor da construção civil e aumentam a procura por arquitetos. "Mas esse tipo de megaevento tem impacto pontual", diz Juliano Pamplona Ximenes, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA. "O que efetivamente aquece o mercado com a criação de empregos formais e relações trabalhistas mais duradouras são o crescimento do mercado da construção civil em geral e o aumento no número de vagas no setor público." A maior parte das vagas está no Sul e Sudeste. O mercado no litoral do Nordeste também cresce bastante com o incremento do turismo.

Salário inicial: R$ 3.732,00 (6 horas diárias);
Fonte: Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo.


O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O primeiro semestre é bastante teórico, mas, já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. Atenção: a Uneb-BA oferece um curso especificamente de Urbanismo, que forma o profissional que vai atuar no planejamento e desenvolvimento das cidades. 

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Comp. paisagística; Urbanismo. 


Beeeeeeeijos :* 

1 comentários:

  1. Boa sorte com a faculdade! É uma boa área. Também vou fazer um post sobre a minha paixão rs. Beijos!
    segredos-de-moda.blogspot.com

    ResponderExcluir